SMEEC mostra como foram os primeiros seis meses de gestão

Data de publicação: 27 de julho de 2017

Secretariada pelo conhecido Prof. Aldo Mansan, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Maquiné, teve muitas atividades em seus primeiros 180 dias. Como o próprio nome da secretaria já diz, o primeiro evento foi Cultural, onde se comemorou o aniversário de 25 anos do município, valorizando os talentos locais, em uma festa com apresentações musicais e declamações.

Na sequencia, a SMEEC realizou um jantar baile em benefício da escola de educação infantil Pequeno Príncipe, com o objetivo de angariar fundos para mudá-la para um local mais apropriado, com melhor infraestrutura. Como já era de se esperar, em pouco tempo, a EMEI Pequeno Príncipe consegui fazer a mudança, com a ajuda de muitos servidores. Todos trabalharam para que essa mudança acontecesse, direta ou indiretamente. Era uma vontade de toda a sociedade. Hoje a escola está localizada no prédio da antiga Sociedade, que foi cedido para a Prefeitura. Com as novas instalações, conseguiu-se aumentar as vagas que tantos pais buscavam.

Ainda com o objetivo de integrar os alunos com atividades culturais, aconteceu no mês de maio o teatro do Acqua Lokos, com a presença das escolas, onde aproveitou-se para arrecadar alimentos não perecíveis a fim de contribuir na merenda escolar. O evento foi um sucesso! Ainda não podemos deixar de citar os JEMS, Jogos Escolares Municipais, que contou com mais de 140 alunos, representando as escolas municipais e estaduais.

Na parte pedagógica, a equipe técnica da SMEEC organizou uma formação para professoras, atendentes e auxiliares da educação infantil, com o título “Inclusão na Educação Infantil”. O encontro foi dirigido pelas psicopedagogas e professora, Lucilene Rossoni da Silveira e Rosilda Aliardi e também pela psicóloga Stellen Giacomelli, ambas de Osório. Na ocasião foi explanado sobre o trabalho da escola de educação infantil com crianças de 0 a 5 anos no sentido do acolhimento e adaptação destas nesse espaço, além do tema autismo e outras síndromes. Para finalizar o encontro houve um momento de exploração de materiais lúdicos e jogos utilizados em sala de aula construídos com materiais simples e reciclados, onde as palestrantes exploraram, com o grupo, as possibilidades de trabalho com os alunos da educação infantil.

Por fim, não podemos deixar de citar todas as festas e teatros realizadas nas escolas, como as festinhas juninas e também o Dia do Desafio, pois estes já são marcas registradas no município.Foi muito trabalho nesse primeiro semestre e temos a certeza que teremos ainda mais até o final deste ano, pois a SMEEC está trabalhando forte para alcançar muitos outros objetivos, afim de melhorar ainda mais nosso trabalho enquanto serviço público.