Maquiné realiza 1º Encontro de Educação Permanente com agentes comunitários de saúde

Data de publicação: 19 de maio de 2016

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Maquiné em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 05/05/16 durante todo o dia o 1º Encontro de Educação Permanente voltado aos Agentes Comunitários de Saúde do Município.

A iniciativa teve como principal objetivo proporcionar espaço de construção de conhecimento aos ACS’s, bem como para a equipe idealizadora. Os Agentes Comunitários de Saúde desenvolvem papel fundamental na atenção em saúde, o trabalho é considerado uma extensão dos serviços dentro das comunidades e tem como principal objetivo contribuir para a qualidade de vida das pessoas e das localidades onde residem. O Agente Comunitário de Saúde é profissional integrante da equipe de Estratégia de Saúde da Família. O município possui duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), sendo uma na localidade da Barra do Ouro e outra nas localidades do Morro Alto/Prainha. O Ministério de Saúde preconiza a ESF como uma das principais estratégias para reorganizar o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde a partir da atenção básica. A equipe do NASF dará continuidade ao trabalho a partir de novos encontros com os profissionais.